Informações Geográficas

Latitude: 22º50'21''

Longitude: 42º06'10''

Ao norte: Araruama e Cabo Frio

Ao sul: Lagoa de Araruama

À leste: Cabo Frio

À oeste: Iguaba Grande

Área: 339,647

Relevo: Circundando a Lagoa de Araruama, São Pedro da Aldeia apresenta um litoral caracterizado por pontas e enseadas. O solo é de formação calcária, com abundante presença do material conchífero. Parte do município encontra-se localizada na Serra de Sapiatiba, protegida pelo Decreto nº 15.136 de 20/07/1990 como uma Área de Proteção Ambiental, que apresenta, junto com o município de Iguaba, uma área de 6000 ha.

Altitude Mínima: 02 m

Altitude Máxima: 316 m

Vegetação: A vegetação apresenta as características da região da baixada litorânea, com incidência de árvores como Amarelo, Paineiras, Cambuinha, Maricá, Pau-Ferro, Sapucaia, Aroeira, Cajá-Mirim, Pau d'Alho, Sibipiruna, Jacarandá, Jequitibá, além de orquídeas, bromélias e plantas de uso medicinal.

Hidrografia: São Pedro apresenta rios, riachos e córregos, destacando-se: Rios Una, Paupicu, Ramalho, São Mateus, Cabista, Ubá, da Pedra, Iguaçaba, Flecheiras e Itai. Riachos: Cândido, Pereira e Tio Mariano. Córregos: Joaquim da Mota, Pau Rachado, Bogã, Retiro e Piripiri.

Clima: Tropical. Com índice de precipitação anual pouco acima de 1000 mm, sendo os meses de novembro a fevereiro os mais chuvosos. No período de inverno os níveis pluviométricos se reduzem bastante, sendo os meses de junho e julho mais secos. As médias de temperatura anual são altas e variam em torno de 24°C a 28°C. O inverno apresenta temperaturas amenas, com média das mínimas ficando entre 11°C a 16°C. Entretanto, o verão é quente, não raramente atingindo temperaturas superiores a 35°C.

Horas de sol: 12:40

Umidade relativa: 75 %

Precipitação Pluviométrica: 1000 mm/ano

Precipitação Pluviométrica: 1000 mm/ano

Temperatura mínima: 20

Temperatura máxima: 28

Temperatura média: 24°C

Outras informações: São Pedro da Aldeia apresenta ventos predominantes de Nordeste, com velocidade máxima de 29 nós e mínima de 5 nós.